BELO HORIZONTE. A FESEMPRE comemora enquanto entidade plural e de luta, que esse seja primeiro ano do recém-sancionado pelo Governo Federal, Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, um marco histórico no enfretamento ao racismo religioso.
O Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé é celebrado nesta terça-feira (21) em todo País. A Lei Federal 14.519/23, que instituiu o dia a ser comemorado anualmente no dia 21 de março, foi sancionada em 6 de janeiro de 2023.
A data coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial, data essa escolhida pela ONU em 1966, em memória das 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.
Essa Federação reconhece que os desafios para o combate ao racismo são grandes, mas não maiores que o nosso compromisso para o fortalecimento das políticas públicas, para garantir a equidade de direitos e oportunidades para todos e todas. ✊🏾