19.09.2018

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

COMUNICADO URGENTE!
Comunicado do presidente da CSPB, João Domingos.
Luan Guedes
Da FESEMPRE, em Belo Horizonte - MG.


29/06/2018 • 14h18


 

Companheiras e companheiros,

Confesso que falo sob forte impacto emocional. Eu realmente nutria esperanças num desfecho diferente ao resultado do julgamento do STF ontem e hoje. Portanto, desculpe alguma desconectividade que surgir aqui.

Por mais que eu tivesse me preparado para uma derrota, nunca achei que fosse tão acachapante. Ministros do Supremo votando através de meros discursos, preconceito, desprezo total ao objeto da ação, explicitando que o que estava ali não era a questão da constitucionalidade, mas sim a mudança de modelo, entre tantas outras impropriedades inimagináveis. Outros Ministros se acovardando e não comparecendo. Enfim, o que assistimos.

Não temos mais nenhuma separação e independência entre poderes. Ao meu ver, o mais grave é que o STF está agindo como Assembleia Constituinte. Está em curso a mudança de modelo de estado no país, “involuindo” de Estado Social de Direto da constituição de 1988, para um Estado Ultraliberal, autoritário e cruel para o povo e gerencial para o mercado e os ricos.  Uma reforma constitucional feita pelo Judiciário.
Mas a questão está posta e agora temos que enfrentar. Em muitos casos, como o da própria CSPB, está decretado sua inviabilidade imediata, na forma e tamanho que tem. Teremos que começar quase do zero. Isso naturalmente implica numa mudança radical de nossa estrutura, de nosso quadro de pessoal, da dimensão e alcance de nossas ações – nacionais e internacionais.

Tecnicamente nossa confederação está insolvente, como tantas outras entidades. E certamente terá que dispor de patrimônio para honrar compromissos, principalmente os trabalhistas e encargos. Vamos organizar uma reunião emergencial para as primeiras propostas. 
Ainda hoje, ou no máximo 2a feira, as confederações estarão reunidas para uma diretriz geral. Também estamos articulando para fazermos reunião dos respectivos Conselhos de Representamos nas vésperas ou contíguos ao Grande Congresso da Classe Trabalhadoras, em organização pelo FST, para os primeiros dias de agosto. No nosso caso pretendemos ali ratificar ou modificar as medidas que forem sendo tomadas pela Diretoria até lá.

Vou organizar uma espécie de reunião virtual, semanal, entre a Diretoria Executiva e uma outra, diária, com o Núcleo de Decisões Estratégicas, para dar suporte ao dia a dia das decisões. Não tenho medo das dificuldades e sou muito estimulado pelo desafio. Já recomeçamos do zero uma vez e construímos essa grande CSPB. Construímos inclusive um modelo de financiamento uma forma para o sindicalismo no setor público, inédito até então. Recomeçaremos agora em bases bem mais favoráveis do que naquele tempo. Vamos sobreviver e crescer, não tenho dúvida. Mas passaremos por enormes dificuldades. 

Num momento desses não temos as melhores condições para tomar decisões e formular orientações imediatas. Isso leva, ao menos, algumas horas.

Fica mais uma vez a lição para quem ainda vota na direita
LUTAR VALE A PENA! LUTAREMOS SEMPRE!

João Domingos
PRESIDENTE DA CSPB

 

 

Fonte: CSPB

 

 

 

 

Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais
Assessoria de Comunicação - (31) 3274-2427
Email: comunicacao@fesempre.org.br
Curta nossa fan page: facebook.com/fesempreoficial

  • Voltar

  •  

Parceiros
Rua da Bahia, 1148 - 16º andar - Centro - Belo Horizonte | MG - CEP 30160-906 - 31 32742427
©2010 | 2018 FESEMPRE. Todos os direitos reservados.