24.08.2017

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

POSTO DE SAÚDE FUNCIONA EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS NO OSWALDO MACHADO EM DIVINÓPOLIS-MG
Sintram já enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde pedindo a manutenção do posto.
Bárbara Batista
Da FESEMPRE, em Belo Horizonte - MG.


08/08/2017 • 10h12

Informações complementares:

Município: Divinópolis - MG


 

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) esteve no Posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Conjunto Oswaldo Gontijo Machado, onde a vice-presidente Ivanete Ferreira participou de mais uma edição do “Café com os Servidores”. Ela se reuniu com os funcionários do posto e na ocasião expôs resumidamente a situação do país diante das reformas propostas pelo governo. A vice-presidente alertou especialmente para as reformas trabalhista e previdenciária.

 

Ivanete Ferreira explicou que a reforma da Previdência vai tirar direitos conquistados ao longo dos anos e lembrou que os servidores públicos, mesmo aqueles que possuem Regime Próprio de Previdência (RPP), também poderão ser atingidos, caso a proposta seja aprovada pelo Congresso. A vice-presidente disse ainda que o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Divinópolis (Diviprev) já enfrenta um déficit técnico e que é preciso encontrar uma solução imediata para buscar a saúde financeira do Instituto.

 

Os servidores pediram o imediato concurso público e foram informados que a expectativa é de que ainda esse ano as provas possam ser realizadas. Ivanete disse que há a possibilidade de o edital ser publicado até setembro. A vice-presidente disse que o concurso vai proporcionar o aumento da arrecadação do Diviprev e este é um dos caminhos para manter o Instituto. Ela comunicou aos servidores que a presidente do Sintram e diretora da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre), Luciana Santos, já pediu uma audiência pública para discutir a situação do Diviprev e o Sindicato está aguardando uma resposta. “É muito importante que todos participem desta audiência, pois vamos discutir o futuro do Diviprev, ou seja, o futuro de nossas aposentadorias”, esclareceu.

 

ABANDONO

 

O que mais chamou a atenção da vice-presidente do Sintram foram as precárias condições físicas do ESF Oswaldo Machado. A unidade funciona em uma apertada casa na Rua Gaivota e é difícil localização. O piso de acesso, onde há uma varanda que funciona como sala de espera, não tem revestimento e as cadeiras estão velhas e manchadas.

 

Na parte interna, o que se vê são cômodos apertados, com móveis amontoados, banheiros acanhados e o corredor de acesso ao consultório médico, não permite, por exemplo, a passagem de uma cadeira de rodas. O corredor é muito estreito, o mesmo ocorrendo com a porta de acesso ao consultório. O médico Edgar Luciano Gontijo revelou que há infiltrações em todo o teto do consultório, que foi improvisado em um local onde era uma varanda e posteriormente passou a ser utilizado como bar. É a única parte da casa coberta com telha e forrada com madeira. No período chuvoso, segundo o médico, a infiltração praticamente impede um trabalho adequado. O teto já apresenta as marcas de mofo deixadas pelas infiltrações.

 

O restante da unidade também está abandonado. O refeitório é improvisado, o consultório odontológico foi improvisado numa antiga cozinha e a parte administrativa funciona amontoada em outros pequenos cômodos. Ivanete Ferreira informou aos servidores que o Sintram já enviou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde pedindo a recuperação das unidades. “Estamos aguardando uma reposta e é preciso encontrar uma solução para o ESF Oswaldo Machado, pois da forma como se encontra, não oferece as mínimas condições para funcionamento de uma unidade de saúde”, concluiu.

 

 

Fonte: Sintram

 

 

Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais
Assessoria de Comunicação - (31) 3274-2427
Email: jornalismo@fesempre.org.br
Curta nossa fan page: facebook.com/fesempreoficial

  • Voltar

  •  

Parceiros
Rua da Bahia, 1148 - 16º andar - Centro - Belo Horizonte | MG - CEP 30160-906 - 31 32742427
©2010 | 2017 FESEMPRE. Todos os direitos reservados.