19.09.2018

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

COORDENADORA DO FESEMPRE MULHER PARTICIPA DE REUNIÕES NA ALMG
Joelísia Feitosa representou a Fesempre em encontros importantes e que buscam a defesa dos direitos das mulheres em Minas Gerais.
Bruno Menezes
Da FESEMPRE, em Belo Horizonte - MG.


21/12/2016 • 09h56

Informações complementares:

Município: Belo Horizonte - MG


Por Bruno Menezes e 

Bárbara Batista

 

 

2017 nem chegou e a diretora da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais e coordenadora do Fesempre Mulher, Joelísia Feitosa, se reuniu ontem (21), com mulheres representantes da sociedade civil e a deputada estadual Rosângela Reis (PROS), para traçar o calendário comemorativo do dia Intenacional da Mulher do próximo ano. A reunião ocorreu na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Em mesa redonda, as participantes debateram as datas para que sejam promovidas audiências públicas e um ciclo de debates que terão como temas a educação e a violência contra a mulher.

 

 

Ao todo quatro municípios receberão as audiências públicas, são eles: Araçuaí, Montes Claros, Pirapora e Ipatinga. Essas ocorrem entre o dia 10 e 31 de março. Para encerrar o calendário de eventos, haverá um ciclo de debates em Belo Horizonte, no dia 8 de abril. “A programação já está quase definida. Teremos mais uma reunião no início de fevereiro para arrematar os detalhes. É um calendário muito importante, contamos com a presença de todas as mulheres sindicalistas”, afirmou a diretora da Federação e coordenadora do Fesempre Mulher, Joelísia Feitosa.

 

MULHER NA POLÍTICA

 

 

No dia 6 de dezembro, a diretora da Fesempre e coordenadora do Fesempre Mulher, Joelísia Feitosa, além de participar de outra reunião preparatória para construir o calendário em comemoração ao Dia Internacional da Mulher em 2017, a sindicalista, juntamente com outras representantes da sociedade civil e as deputadas estaduais Marília Campos (PT) e Rosângela Reis (PROS), se reuniu com lideranças dos blocos políticos da ALMG para pedir apoio ao PL 16/15, de autoria da deputada Marília Campos e que prevê uma cadeira para uma deputada na Mesa Diretora da Casa.

 

“A mesa diretora é ocupada tradicionalmente por representantes dos blocos e partidos políticos, eleitos a cada dois anos, conforme previsão regimental. Entretanto, em 18 legislaturas, nenhuma mulher foi conduzida por voto ou consenso a quaisquer das sete vagas que compõem a mesa, espaço importante de decisões, definições de pautas, prioridades e conciliação de interesses em prol da sociedade mineira. Queremos mudar isso”, disse Feitosa.

 

SEMINÁRIO

 

 

Na primeira segunda-feira (5) deste mês, as diretoras da Fesempre e coordenadoras do projeto Fesempre Mulher, Joelísia Feitosa e Margareth Dionísia participaram do Seminário da Rede de Enfrentamento da Violência contra a Mulher. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Simpro), em Belo Horizonte. Diversas entidades sindicais participaram do encontro, dentre os assuntos discutidos, foi feito um levantamento dos índices de violência contra a mulher no estado mineiro.

 

 

De acordo com Joelísia Feitosa, o momento serviu ainda para comemorar os dez anos da Lei Federal 11.340/2006, conhecida como Maria da Penha. "Essa lei é uma das mais importantes conquistas na luta contra a violência, pois cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar", disse. " Todas as participantes foram unânimes ao avaliar que houve um grande retrocesso político para as mulheres em 2016. Portanto é necessário que as mulheres se organizem e se fortaleçam para os atuais desafios com cenários", finalizou.

 

 

Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais
Assessoria de Comunicação - (31) 3274-2427
Email: jornalismo@fesempre.org.br
Curta nossa fan page: facebook.com/fesempreoficial

  • Voltar

  •  

Parceiros
Rua da Bahia, 1148 - 16º andar - Centro - Belo Horizonte | MG - CEP 30160-906 - 31 32742427
©2010 | 2018 FESEMPRE. Todos os direitos reservados.