20.06.2019

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

DIA NACIONAL DO APOSENTADO

A FESEMPRE homenageia a todos os aposentados, especialmente aos idosos, que já deram sua valiosa contribuição ao país. Não podemos nos esquecer de que também faremos parte da classe um dia.

Felipe Assis
Da FESEMPRE, em Belo Horizonte - MG.


22/01/2010 • 16h54


Atualmente, grande para os aposentados, só mesmo a fila da Previdência. Os salários são cada vez mais minguados.

 

Justamente na idade em que mais precisamos de recursos, seja para cuidados com a saúde ou para o justo descanso, o Governo nos priva de reajustes e correções. O que se esperar de um país em que esta é a realidade da ampla maioria?

 

Drasticamente, as ações dos políticos têm seguido na contramão da idade proporcional dos brasileiros. Enquanto a população envelhece a cada dia, podam-se direitos sagrados dos aposentados, como por exemplo com o fator previdenciário, que acaba por representar uma facada do Estado nos bolsos daqueles que, via de regra, já ganham quase nada. Principalmente se pensarmos nos Servidores Públicos Municipais.

 

A solução encontrada por milhões é simples: trabalhar até estar completamente inapto e desgastado, para complementar a renda e sobreviver de uma forma menos degradante. Aproveitar um pouco a vida, isto é direito só dos barões, donos do país. Para os trabalhadores, suar a camisa e comer o pão que o diabo amassou, até o último suspiro.

 

Os políticos, eleitos pelos cidadãos e para eles, legislam em benefício próprio e ignoram a dura condição dos aposentados. Fazem isto por pura covardia, porque sua aposentadoria é diferenciada. Caso fossem inclusos nos "benefícios" da Previdência, se é que assim podemos designá-los, a história seria outra. Aí as aposentadorias não estariam onerando o país.

 

Não poderíamos deixar de expressar a nossa indignação pela condição precária em que se encontra a maioria dos aposentados. Mas, confiante no papel do Movimento Sindical, a FESEMPRE saúda a classe, da qual farão parte todos os trabalhadores um dia! A fundação do Sindicato dos Aposentados, em janeiro de 2009, foi um alento que não pode ser desprezado.

 

Como medida imediata, fazemos um apelo pela aprovação da proposta unitária para a Previdência Social, feita pelas centrais sindicais, que incluíram uma política de recuperação progressiva do salário mínimo até 2023. Para os aposentados e pensionistas, o ganho real se daria com base em 80% do PIB de dois anos antecedentes. Esperamos que o Governo Lula se sensibilize da urgência da questão.

  • Voltar

  •  

Parceiros
Rua da Bahia, 1148 - 16º andar - Centro - Belo Horizonte | MG - CEP 30160-906 - 31 32742427
©2010 | 2018 FESEMPRE. Todos os direitos reservados.