┌ltimas notÝcias
10/09/2018
Conde˙ba - BA

APÓS NEGOCIAÇÃO ENTRE APLB- SINDICATO E O GOVERNO MUNICIPAL DE CONDEÚBA PROFESSORES RECEBEM REAJUSTE DO PISO SALARIAL 2018



O Núcleo da APLB em Condeúba é relativamente novo, pois foi fundado no dia 20 de abril de 2017 atendendo à solicitação das professoras Vanilde Cordeiro (rede municipal) e Zaira Fernandes (rede estadual). Desde então, uma das principais cobranças da categoria tem sido o reajuste salarial de acordo com a Lei Federal 11738/2008. No município sempre se pagou com atraso.

 

 

As negociações começaram no dia 06/06/2018 entre membros do governo e representantes da APLB-Sindicato. Nessa reunião ficou acordado com o prefeito, atendendo a um pedido da assessora do Núcleo Dra. Denise da Mata, que seria realizado um estudo sobre o impacto financeiro que o reajuste geraria para a prefeitura.

 

 

Continuando as negociações Sindicato e Governo voltaram a se reunir no dia 16 de julho de 2018. Nessa reunião a APLB apresentou algumas informações sobre o estudo e cobrou outras que ficaram faltando.

 

 

Uma outra reunião que marcou as negociações ocorreu no dia 27 de julho de 2018 com a presença da assistente contábil Isabela Cotrim contratada pelo Núcleo, onde ela comandou a mesa apresentando sua análise sobre as contas do FUNDEB no município.

 

A última reunião ocorreu dia 03 de agosto e mais uma vez a APLB foi insistente em defender o direito dos professores em receber o reajuste salarial de acordo com o Piso do ano de 2018 já que o estudo realizado mostrou que o município tinha condições de remunerar adequadamente os docentes.

 

Para isso, seria necessário apenas que fosse feito alguns ajustes simples nas folhas do FUNDEB 60%, 40% e MDE-25%. Após os ajustes serem efetuados, a categoria foi contemplada com o Piso Salarial 2018.

 

Com informações da APLB