Últimas notícias
06/03/2018
Belo Horizonte - MG

FESEMPRE VAI PARTICIPAR DE EVENTO DA ALMG EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES
Programação especial valoriza luta por direitos das mulheres 



 

Em 2018, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e diversas entidades parceiras, inclusive a Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre), por meio do projeto Fesempre Mulher, se uniram para ampliar a celebração do Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março. O resultado é a programação especial “Mulheres na luta por direitos: resistência, poder e democracia”. Totalmente gratuita, a agenda de eventos culturais e de mobilização já se iniciou na última segunda-feira (5/3) e prossegue até quinta (8), data consagrada como o dia de fortalecimento da luta pelos direitos das mulheres.

 

A ALMG participa da programação por meio da Comissão Extraordinária das Mulheres. Entre os parceiros estão coletivos e entidades ligados às causas dessa parcela da população. A mobilização culmina no dia 8, com um grande evento unificado na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Na internet, a programação é acompanhada por um convite da Assembleia para que mulheres contem sua história, por meio das hashtags #MulheresNaLuta e #EuLutoPor.

 

De acordo com a deputada Marília Campos (PT), presidente da Comissão Extraordinária das Mulheres da ALMG, a ampla mobilização é um esforço para se chegar às mulheres mais sujeitas a exploração e abusos. “O dia 8 de março será importante para levar a Assembleia para as ruas, organizar as mineiras e defender a democracia, que só será plena com a garantia de direitos para as mulheres, sobretudo das mulheres negras”, afirma a deputada.

 

Para a diretora da Fesempre e coordenadora do Fesempre Mulher, a construção de uma programação tão diversificada em conjunto com outras entidades é fundamental. “Fizemos algumas reuniões e a participação de entidades e movimentos foi bastante significativa. Conseguimos fechar uma programação que abrangesse todos os temas importantes relacionados à mulher. Estamos acompanhando a programação e no dia 8 de março, estaremos juntos na ALMG”, disse.


Para amanhã (7/3), há atividades programadas na Praça da Assembleia entre as 8h e as 18h, incluindo debates sobre direitos das mulheres, oficina de bordados e apresentações culturais, tais como capoeira infantil, samba de roda e hip hop.

 

No dia 8, parte do grupo acampado marchará rumo à mobilização na Praça Sete, unindo-se a outros movimentos e coletivos de mulheres. Ao longo do dia, as lideranças se revezarão em uma programação de debates, enquetes, oficinas e apresentações culturais. Entre as atrações estão o Quarteto Musical da Polícia Militar, aulão aberto de funk e o grupo Teatral da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte.

 

*Com informações da ALMG

 

 

Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais
Assessoria de Comunicação - (31) 3274-2427
Email: jornalismo@fesempre.org.br
Curta nossa fan page: facebook.com/fesempreoficial